Diferenças salariais entre brancos e negros no Brasil

» Mercado de Trabalho no Brasil

Desde 1940 a composição demográfica brasileira mudou de um país cuja maioria era branca (63,47%) para um país onde apenas cerca de metade da população se declara branca (53,74%) no período de 1940 a 2000, houve um decréscimo no percentual de negros, de 14,64% para 6,21%, enquanto a população branca aumentava consideravelmente.

Negros : Atualmente, na sociedade brasileira tem-se a percepção de que os negros só podem ascender socialmente através do esporte e da arte. Portanto, o modelo para os negros vem desses dois tipos de atividades. Assim privar os negros brasileiros da esperanças de conquistar um lugar ao sol também tende a manter-los na situação marginal em que se encontram.

Brancos : Podemos com certeza , afirma a existência de uma reserva de mercado em determinadas profissões que privilegiam alguns indivíduos em função da cor da pele. É o que podemos constatar em amplos setores profissionais na sociedade capitalista brasileira, enquanto algumas ocupações são preenchidas por brancos , onde estão situadas os maiores rendimentos e as melhores oportunidades

Diferenças salariais

De acordo com os estudos, essa lacuna de faixa salarial explica o perfil da pobreza no pais. Entre os pobres, há dois negros para cada branco embora o percentual tenha diminuído bastante em 20 anos a proporção de negros nessa camada social nunca ficou abaixo de 64% do período.

Negros : O salário dos negros é 50% mais baixo em media do salário dos brancos ,enquanto os negros recebiam R$660 , os brancos tinham um salário médio de R$1.292,19.

Brancos : Os brancos são a maioria de carteira assinada, por isso ganham mais eles representam 59,7% do total desses trabalhadores antes 39,8% dos negros.

Desemprego

Desemprego estrutural, que afasta do mercado de trabalho. Grande massa da população durante período mais ou menos prolongados, atinge principalmente os negros, e trabalhadores de pouca qualificação técnica, segundo o instituto de pesquisa econômica aplicada (IPEA).

Negros : A taxa de desemprego da população negra entre 2000 foi 23% maior que a população branca, enquanto para os negros o desemprego cresceu de 6,9% para 10,6%.

Brancos : O Desemprego entre brancos economicamente ativos cresceu de 5,7 para 81% . O salário recebido pelo homem branco pode ser utilizado como padrão por ser maior que todos os outros.

» Diferença Salarial Entre Brancos e Negros na África do Sul

 Desemprego : O desemprego é o princípal problema que o novo governo da África do Sul vai ter que resolver. As estatísticas variam,mas mostram que o desempregadossão até 40% da população economicamente ativa.
 
Negros : De acordo com estudo publicado em 2008 pela fundação Stanley, dos EUA ,o número de negros desemprego cresceu dramaticamente no país, de 300 mil em 2004 para 2,6 milhões em 2007, o que movimentou a economia e permitiu avanças na área de inflaestrutura .

Brancos : De acordo com estudo publicado em 2008 pela fundação Stanley, dos EUA ,o número de brancos desempregados atinge 8,2% da populçãoeconomicamente ativa.A taxa de desemprego no país, em março foi de 9%.
Fontes: